top of page
Buscar
  • davinf57

Guia de Como Meditar

Quando meditamos, injetamos benefícios de longo alcance e duradouros em nossas vidas: Reduzimos nossos níveis de estresse, conhecemos nossa dor, nos conectamos melhor, melhoramos nosso foco e somos mais gentis consigo mesmos. Vamos orientá-lo no básico em nosso novo guia consciente sobre como meditar.


Este é um guia para os diversos estilos de meditação, os vários benefícios de cada prática, além de práticas de áudio guiadas gratuitas que ajudam você a aprender a meditar.

Como você aprende a meditar? Na meditação da atenção plena, estamos aprendendo a prestar atenção à respiração quando ela entra e sai e notamos quando a mente se afasta dessa tarefa. Essa prática de retornar à respiração constrói os músculos da atenção e atenção plena .

Quando prestamos atenção à nossa respiração, estamos aprendendo a retornar e permanecer no momento presente - a nos ancorar no aqui e agora de propósito, sem julgamento.

Na prática da atenção plena, estamos aprendendo a retornar e permanecer no momento presente - a nos ancorarmos no aqui e agora de propósito, sem julgamento.

A idéia por trás da atenção plena parece simples - a prática requer paciência. De fato, a renomada professora de meditação Sharon Salzberg relata que sua primeira experiência com meditação mostrou-lhe a rapidez com que a mente se envolve em outras tarefas. “Eu pensei, ok, como serão 800 respirações antes de minha mente começar a vagar? E, para minha surpresa absoluta, houve apenas um suspiro e eu teria ido embora ”, diz Salzberg.

Embora a meditação não seja uma cura para todos, certamente pode fornecer algum espaço muito necessário em sua vida. Às vezes, é tudo o que precisamos para fazer melhores escolhas para nós mesmos, nossas famílias e nossas comunidades. E as ferramentas mais importantes que você pode levar para sua prática de meditação são um pouco de paciência, alguma gentileza consigo mesmo e um lugar confortável para se sentar.


Uma meditação básica para iniciantes


A primeira coisa a esclarecer: o que estamos fazendo aqui é buscar a atenção plena, não um processo que magicamente limpe sua mente dos inúmeros e intermináveis ​​pensamentos que surgem e pingam constantemente em nossos cérebros. Estamos apenas praticando chamar nossa atenção para a respiração e depois voltamos à respiração quando notamos que nossa atenção se desviou.

  1. Fique à vontade e prepare-se para ficar parado por alguns minutos. Depois de parar de ler isso, você simplesmente se concentrará na sua própria inspiração e expiração naturais da respiração.

  2. Concentre-se na sua respiração. Onde você mais sente sua respiração? Na sua barriga? No seu nariz? Tente manter sua atenção ao inspirar e expirar.

  3. Siga sua respiração por dois minutos . Inspire profundamente, expandindo a barriga e depois expire lentamente, prolongando a expiração à medida que a barriga se contrai.

Bem vindo de volta. O que aconteceu? Quanto tempo demorou até sua mente se afastar da respiração? Você notou como sua mente estava ocupada, mesmo sem direcioná-la conscientemente para pensar em algo em particular? Você se viu envolvido em pensamentos antes de voltar a ler isso? Muitas vezes temos pequenas narrativas em mente que não escolhemos colocar lá, como: "Por que meu chefe quer se encontrar comigo amanhã?" "Eu deveria ter ido à academia ontem." "Preciso pagar algumas contas" ou (o clássico) "Não tenho tempo para ficar parado, tenho coisas para fazer."

Nós “praticamos” a atenção plena, para que possamos aprender a reconhecer quando nossas mentes estão fazendo suas acrobacias normais do dia-a-dia, e talvez façamos uma pausa nisso por apenas um tempo, para que possamos escolher o que gostaríamos de focar.

Se você experimentou esse tipo de distração (e todos nós o fazemos), você fez uma descoberta importante: basta colocar, é o oposto da atenção plena. É quando vivemos em nossas cabeças, no piloto automático, deixando nossos pensamentos irem aqui e ali, explorando, digamos, o futuro ou o passado e, essencialmente, não estando presentes no momento. Mas é aí que a maioria de nós vive a maior parte do tempo - e bastante desconfortável, se estamos sendo honestos, certo? Mas não precisa ser assim.

Nós “praticamos” a atenção plena, para que possamos aprender a reconhecer quando nossas mentes estão fazendo suas acrobacias normais do dia-a-dia, e talvez façamos uma pausa nisso por apenas um tempo, para que possamos escolher o que gostaríamos de focar. Em poucas palavras, a meditação nos ajuda a ter um relacionamento muito mais saudável conosco (e, por extensão, com os outros).


POR QUE APRENDER A MEDITAR?

Quando meditamos, injetamos benefícios de longo alcance e duradouros em nossas vidas. E bônus: você não precisa de nenhum equipamento extra ou uma assinatura cara. Aqui estão cinco razões para meditar : 1: Entenda sua dor 2: Diminua seu estresse 3: Conecte-se melhor 4: Melhore o foco 5: Reduza as conversas no cérebro

Como Meditar

A meditação é mais simples (e mais difícil) do que a maioria das pessoas pensa. Leia estas etapas, verifique se você está em algum lugar onde possa relaxar nesse processo, definir um cronômetro e testar:

1) Sente-se

Encontre um lugar para sentar que seja calmo e quieto para você.

2) Defina um limite de tempo

Se você está apenas começando, pode ajudar a escolher um curto período de tempo, como cinco ou 10 minutos.

3) Observe seu corpo

Você pode sentar em uma cadeira com os pés no chão, pode sentar-se de pernas cruzadas, pode se ajoelhar - tudo está bem. Apenas certifique-se de que você esteja estável e em uma posição em que possa permanecer por um tempo.

4) Sinta a respiração

Siga a sensação da sua respiração quando ela entra e sai.

5) Observe quando sua mente vagou

Inevitavelmente, sua atenção deixará o fôlego e vagará para outros lugares. Quando você percebe que sua mente se desviou - em alguns segundos, um minuto, cinco minutos - basta voltar sua atenção para a respiração.

6) Seja gentil com sua mente errante

Não se julgue ou fique obcecado com o conteúdo dos pensamentos em que se encontra perdido. Apenas volte.

7) Fechar com bondade 

Quando estiver pronto, levante delicadamente o olhar (se estiver com os olhos fechados, abra-os). Reserve um momento e observe qualquer som no ambiente. Observe como seu corpo se sente agora. Observe seus pensamentos e emoções.

É isso aí! Essa é a prática . Você vai embora, volta e tenta fazê-lo da maneira mais gentil possível.


CONFIRA MAIS ARTIGOS AQUI


37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page